Astrobiologia

A astrobiologia é uma recente área de pesquisa científica que busca compreender a origem, evolução, futuro e distribuição da vida na Terra e no Universo. Para abordar temas tão amplos, é necessária uma abordagem intrinsecamente inter e multi-disciplinar, e o uso das mais recentes ferramentas da biologia, astronomia, química, física, ciências planetárias, etc. Na astrobiologia, a vida no planeta não é considerada um sistema auto-contido e isolado de seu ambiente astrofísico, mas é vista como uma peça que afeta e é afetada pelas demais. Ou seja, a origem, evolução e destino da vida estão relacionados com a evolução do Universo, das estrelas e planetas.


Um dos tópicos que mais atrai a atenção nessas pesquisas é a busca de vida fora da Terra. A astrobiologia, em sua abordagem moderna, usa como modelo de vida os microrganismos, devido a sua grande resistência e adapabilidade aos mais distintos ambientes. Para tanto é necessário um grande esforço para o estudo da biodiversidade microbiológica terrestre, especialmente em ambientes extremos, desvendando seus mecanismos de sobrevivência e a capacidade de alterar seu ambiente, levando assim a assinaturas biológias que poderemos detectar à distância, em outros planetas do Sistema Solar ou de outras estrelas, usando sondas espaciais ou grandes telescópios.

Para uma visão geral sobre a área de astrobiologia, recomendamos o livro produzido pelos pesquisadores do grupo, disponível gratuitamente pelo link abaixo: